Curta: Daniel Ribeiro

Daniel Ribeiro é um diretor promissor da nova geração do cinema brasileiro. Com 28 anos, já possui dois curtas bastante elogiados e premiados. Sua característica marcante é a simplicidade ao retratar o amor homossexual, trazendo questões importantes ao público que ainda tem um certo pudor em falar sobre o homossexualismo.

Daniel Ribeiro nasceu no dia 20 de maio de 1982 em São Paulo, Brasil. Se formou no curso de Audiovisual pela ECA-USP, onde dirigiu diversos vídeos. Desde então, trabalhou como roteirista, diretor e montador. Em 2007 dirigiu  Café com Leite, seu primeiro curta metragem em 35mm que participou de mais de 80 festivais ao redor do mundo e recebeu, entre outros prêmios, o  Urso de Cristal no  58º Festival Internacional  de Cinema de Berlim e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de Melhor Curta Metragem de Ficção, ortogado pela  Academia Brasileira de Cinema. Seu segundo curta metragem,  Eu Não Quero Voltar Sozinho, estreou em julho de 2010 no  Festival Paulínia de Cinema onde recebeu 3 prêmios de melhor filme: Júri Oficial, Júri Popular e Crítica.

Café com Leite (You, Me and Him)

Danilo estava prestes a sair de casa para ir morar com seu namorado, Marcos, quando seus pais morrem num acidente. Seus planos para o futuro mudam quando ele se torna responsável pelo irmão caçula, Lucas. Novos laços são criados entre estes três jovens garotos. Enquanto os irmãos Danilo e Lucas precisam descobrir tudo que não sabiam um sobre o outro, Marcos tenta encontrar seu lugar naquela nova relação familiar. Entre vídeo-games e copos de leite, dor e decepção, eles precisam aprender a viver juntos.

Eu Não Quero Voltar Sozinho

A vida de Leonardo, um adolescente cego, muda completamente com a chegada de um novo aluno em sua escola. Ao mesmo tempo, ele tem que lidar com os ciúmes da amiga Giovana e entender os sentimentos despertados pelo novo amigo Gabriel.

Daniel já está trabalhando no seu primeiro longa-metragem. O longa se chamará Todas as Coisas Mais Simples. No filme, ele trará de volta os personagens de Eu Não Quero Voltar Sozinho: Leonardo (Ghilherme Lobo), cego, Giovana (Tess Amorim), sua melhor amiga, e Gabriel (Fabio Audi), garoto que acaba de chegar ao colégio. O foco será como alguém que não enxerga descobre sua sexualidade. Como é que alguém que nunca viu um menino ou uma menina se sente atraído por outra pessoa? Leonardo possui questões maiores. Ele deseja fazer intercâmbio, meio que querendo fugir da superproteção da sua mãe. É neste momento que surge Gabriel.

O projeto é uma coprodução entre a Lacuna Filmes e a Mixer, e já está em fase avançada. As filmagens devem começar já em julho desse ano.

Sobre dan_nielborges

Caçador de músicas por natureza, fissurado em cinema e apaixonado por fotografia.
Esse post foi publicado em Cinema, Curta e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Curta: Daniel Ribeiro

  1. Pingback: Tweets that mention Curta: Daniel Ribeiro | Call me Hollywood! -- Topsy.com

  2. Gente, assisti os dois curtas e simplesmente AMEI! “Eu não quero voltar sozinho” me deixou com cara de bobo, sorrindo do começo ao fim do filme, fiquei super querendo mais, quero a continuação logo! Já “Café com Leite” tem uma abordagem mais séria, né!? Tambem queria uma continuação dele pra ter ums desfecho mais felizinho pro casal!

  3. izalala disse:

    como estudante de cinema aqui no Brasil, eu devo dizer que ambos os curtas me fizeram ver como o cinema brasileiro está dando um up, e se aproximando do que eu considero incrivel. Um cinema que foge do esteriótipo A ou B, para entrar em algo muito maior. Cinema X, vou chamar assim. De qualquer maneira seguirei acompanhando e fazendo parte dessa mudança que é necessáríssima e que foge do politico-cultural-social e entra no humano.
    Daniel Ribeiro tem meus sinceros aplausos, e tô na espera pra ver mais filmes bons.
    besos muitos e ótimo blog : )

  4. Thalysson disse:

    faço minhas palavras, o que o conrado disse, eu fiquei maravilhado com ‘eu nao quero andar sozinho’, estou esperando pelo longa e ainda vou assistir o café com leite, brigadu

  5. Thalysson disse:

    no meu comentario acima, eu disse que o nome do curta era: “eu nao quero andar sozinho”, so estou aqui corrigindo, o certo é “eu não quero voltar sozinho”, vlw

  6. Eu estou em extase! Os dois filmes são únicos e lindos, bem estruturados… Estou sem palavras! Necessito de uma continuação, tipo, agora!

  7. bru777 disse:

    Ambos ótimos curtas, de fato ‘Eu não quero voltar sozinho” é uma das melhores coisas que já assisti em minha vida… Simplesmente lindo… ” Café com leite” também e ambos deveriam ganhar continuações e longas, precisamos divulgar mais nossa sociedade e por que não com classe estilo e lindamente bem feito?

  8. Chorei de emocao com ‘sozinho’. eu so nao acho que entendi direito a parte em que o leo e o gabs so se conhecem quando mais velhos, diferente de no curta :/

Deixe um comentário

