Estreias da Semana

Meia Noite em Paris

Uma comédia romântica, escrita e dirigida por Woody Allen, sobre uma família que vai a capital da França à negócios. A história inclui um jovem casal de noivos forçados a confrontar a ilusão de que uma vida diferente do seu estilo de viver é melhor.

Mamonas pra Sempre

Antes de alcançar a fama, Julio Rasec, Bento Hinoto e os irmãos Samuel Reoli e Sérgio Reoli, formavam uma banda chamada Utopia, que se apresentava pela periferia de Guarulhos tocando covers de Legião Urbana e Capital Inicial. Em um desses shows, o público pediu que eles tocassem uma música do Guns’N’Roses. Como ninguém sabia a letra, um rapaz que estava na platéia se candidatou para cantar, porém, também não conhecia a letra. O “suposto cantor”, que se identificou como Dinho, levou o público às gargalhadas, graças à sua performance e, por isso, foi convidado para entrar na banda. A partir de então, o espírito brincalhão do grupo os levou a compor músicas com tom de humor, sem abandonar as influências do rock. Eles gravaram uma fita demo e mandaram para várias gravadoras até que, Rafael Soares, baterista da banda Baba Cósmica e amigo do grupo, apresentou a fita para o seu pai, o então diretor artístico da EMI, João Augusto Soares, que resolveu apostar na banda. O resultado já é conhecido por todos. Em apenas oito meses de vida os Mamonas Assassinas atingiram uma carreira meteórica e, até hoje, figuram entre os artistas brasileiros que mais venderam discos no País: quase três milhões de cópias.

Vênus Negra

Paris, 1817, na Escola Real de Medicina. “Eu nunca vi a cabeça de um ser humano tão parecida com a de um macaco.”. Parado ao lado do modelo feito a partir do corpo de Saartjie Baartman, o médico Georges Cuvier é categórico em sua afirmação. O grupo de honoráveis médicos que ali se reunem o aplaudem com entusiasmo. Sete anos antes, Saartjie sai de sua terra natal na África do Sul com seu mestre, Caezar, que expõe seu corpo para a audiência dos shows de horrores em Londres. Livre e escravizada ao mesmo tempo, a “Vênus de Hottentot” se torna um ícone dos miseráveis, destinada a ser sacrificada na busca de um fio de esperança na properidade.

Estrada Real da Cachaça

O documentário busca um reencontro com a realidade nacional através da mais brasileira das bebidas, a cachaça. Trata-se de uma investigação histórica, antropológica, sócio-econômica e poética que procura, através de um percurso singular carregado de memória – a Estrada Real das Minas Gerais – recolher e trabalhar, nas paisagens visitadas e nos depoimentos dos personagens abordados, fragmentos significativos da trajetória da nação. Para além da mera reconstituição histórica, o que se ambiciona é fotografar no presente a permanência das diversas temporalidades que o senso-comum identifica com o passado. Gente como Zé Martins, barqueiro que há mais de 30 anos distribui cachaça pelas margens do São Francisco; Cida Chaves, cozinheira de mão cheia especializada em pratos do século XVIII temperados com cachaça, e seu marido Rubens, proprietário do mais antigo alambique do país e descendente direto de Tiradentes; Antônio Crispim, descendente de escravo que mantêm viva a prática da encomenda de almas regada a cachaça; Zé Zito, tanoeiro responsável pela construção de dornas de envelhecimento; e o príncipe Dom João de Orleans e Bragança, bisneto de Dom Pedro II e produtor de cachaça há mais de uma década irão ajudar a compor um complexo universo que terá na cachaça seu denominador comum: um rico território humano reunido em torno de rituais e práticas comuns de vida.

 

Top Models – Um Conto de Fadas Brasileiro

Das precursoras Shirley Mallman e Gisele Bündchen, até as atuais tops como, Carol Trentini, Isabeli Fontana e Raquel Zimmermann, o documentário Top Models – Um conto de fadas brasileiro relata a história de 24 modelos, que se destacaram nas passarelas do Brasil e do mundo. O inicio da carreira, as dificuldades, os colegas de profissão, os principais desfiles, as conquistas, a fama; tudo registrado pela câmera do diretor Richard Luiz, nos últimos 15 anos.

Anúncios

Sobre dan_nielborges

Caçador de músicas por natureza, fissurado em cinema e apaixonado por fotografia.
Esse post foi publicado em Cinema, Estreias e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s